Ante uma multidão de jovens que participou da trigésima terceira peregrinação juvenil a pé a Luján, o Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, pediu à virgem que ajude aos argentinos, especialmente aos jovens "a viver na verdade".

 "Nós vamos a casa com a segurança de que não seremos confundidos, enganados, porque pedimos à Virgem, nossa Mãe, que nos ajude a viver na verdade", destacou o Cardeal ante os milhares de jovens que participaram da Missa na Praça Belgrano, frente à basílica.

Depois de assinalar que "na Casa de Jesus, a casa que sua Mãe cuida, estão às raízes de nossa fé, as raízes que temos como povo", recordou que "esta é a verdade de nossa história e de nossa pertença a esta querida pátria, que desde suas origens tem à Virgem como padroeira, como Mãe que cuida da esperança de seus filhos".

O Cardeal precisou que peregrinamos a Luján porque "precisamos confirmar o que nos deu pela fé, um bem que nos deu desde o início, a verdade. Necessitamos que Ela nos confirmasse que Deus é a verdade" e convidou a repetir três vezes, parafraseando o lema da peregrinação: "Mãe, nos ajude a viver a verdade".

O Arcebispo advertiu, além disso, que "há aquele que não quer a verdade, Jesus lhe pôs um nome: o pai da mentira, o demônio", e recordou que "já a Jesus no deserto lhe apareceu e desenhou um cenário distinto de mentira para que se separasse da verdade pela qual tinha vindo".

 "O mentiroso por essência, esse que nos mostra vidros coloridos e quer acreditemos que são jóias preciosas, é o demônio, que nos engana, promete-nos e não nos paga, porque como é mentiroso é um mau pagador. É o pai da mentira", sentenciou.

O Primaz argentino insistiu que "vamos a casa com a segurança de não sermos confundidos, de que não seremos enganados, porque hoje pedimos de coração que nos ajude a viver na verdade. Porque é a Mãe quem vai nos proteger para não sermos enganados, para não sermos confundidos pelas artimanhas do demônio".

Fotos da peregrinação

O site www.cienciayfe.com.ar/a2007/lujan/fotos/hoja1.htm colocaram a disposição dos peregrinos numerosas fotos sobre a expressão de fé que no fim de semana passada viveram intensamente em Luján.