A Ministra de Sanidade e Consumo, Elena Salgado, informou que se poderá investigar com células mãe embrionárias desde finais de outubro, uma vez o Conselho de Estado passe no transcurso do mês o Decreto do Consentimento Informado..

Depois de inaugurar o 27º Congresso Mundial de Medicina Interna que se celebra em Granada, Salgado agradeceu ao governo andaluz que  "também se submeta à legislação nacional que estamos elaborando", devido a que "é bom que a investigação comece a produzir-se em todos os sítios ao mesmo tempo".

Sobre a aprovação da lei estatal, a Ministra assinalou que "unicamente tem um atraso de um mês" e manifestou que o Decreto do Consentimento Informado "que vai permitir que  comece a investigação foi já enviado ao Conselho de Estado, por isso esperamos que esteja aprovado no mês de outubro".

A Ministra recordou que o Governo central já tinha retirado o recurso contra a lei andaluza que permitia a investigação com células mães obtidas embrionárias e que interpôs o anterior executivo do Partido Popular, ao igual ao governo andaluz, retirou o recurso contra o Governo central.