A Sala de Imprensa da Santa Sé tornou público nesta terça-feira o tema da mensagem do Papa João Paulo II para a 38 Jornada Mundial da Paz, que se celebra em 1 de janeiro de 2005: “Não te deixe vencer pelo mal; ao contrário, vence o mal com o bem”.

Segundo o comunicado, o tema, tirado da Carta do Apóstolo São Paulo aos Romanos (12,21),  “quer solicitar a atenção sobre o mal como causa e fonte de conflitos e guerras, e ao mesmo tempo, sobre o vínculo inseparável entre o bem moral e a paz. A paz é um bem que se apresenta como fruto de decisões inspiradas no bem e orientadas ao bem”.

A mensagem do Papa, conforme se anuncia, fará insistência em “todos aqueles comportamentos que conduzem ao exercício de uma responsabilidade pessoal e coletiva, cuja característica peculiar é a de procurar o bem”.

“A vontade de procurar o bem e fugir do mau deve ter em conta os numerosos problemas sociais e econômicos que sobrecarregam sobre a vida dos povos -desigualdades, privações, injustiças, insegurança- para achar uma solução inspirada na justiça e a solidariedade”, diz a nota; e explica que não faltará na mensagem do Sumo Pontífice “uma referência ao tema dos bens materiais que a doutrina social aborda deixando-se guiar pelo princípio do destino universal dos mesmos”.

“A Mensagem do Santo Padre terá como fim comprometer a todos a procurar o caminho do bem como caminho mais seguro e veloz para alcançar a paz”, conclui o comunicado.