O Observatório Astronômico Vaticano celebra uma conferência internacional sobre a formação e evolução dos discos galácticos com a participação de 210 cientistas de 26 países como a Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Holanda ou Japão, no centro de convenções Matteo Ricci.

O evento, que começou há alguns dias e termina neste 5 de outubro, centra suas reflexões naquelas galáxias onde predomina uma de suas partes em forma de disco. "Os astrônomos reunidos nesta conferência estivemos estudando os discos galácticos", assinala o Membro do Observatório Astronômico do Vaticano, Pe. Guy Consolmagno. Esta conferência "é para que o mundo saiba que a Igreja não tem medo da ciência".

"Em realidade não há nenhuma razão para pensar que existe um conflito entre a Igreja e a astronomia porque a fé que tem medo da verdade, não é fé", adiciona.

O Observatório Vaticano foi baseado em 1891 pelo Papa Leão XIII para mostrar que "a Igreja e seus pastores não se opõem à ciência autêntica e sólida, tão humana como a divina, mas sim a abraça, impulsiona e promove com a mais completa dedicação", indica o Diretor do Observatório Astronômico, Pe. José Gabriel Funes.

O observatório "é um grande símbolo visível do compromisso da Igreja com o mundo contemporâneo", afirma.