A Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC) expressou sua solidariedade e alentou a rezar pelo fim da violência e obtenção da paz em Myanmar (Birmânia), devido aos distúrbios que estão ocorrendo no país pelos protestos liderados por monges budistas, contra o regime.

Os bispos asiáticos manifestaram "profunda preocupação" pelos recentes atos em Myanmar, em uma mensagem dirigida ao Arcebispo de Mandalay, Dom Paul Zinghtung Grawng.

Na missiva, Dom Orlando Quevedo, Bispo de Cotabato (Filipinas) escreve que "em nome da FABC expresso nossa solidariedade com os católicos de Myanmar. Convido aos membros de nossas conferências episcopais a oferecer preces e celebrações eucarísticas para pedir ao Senhor da Paz que não haja mais violência".

Deste modo recorda que os católicos da Ásia "oram para que os problemas de seu amado país se possa resolver mediante o diálogo pacífico para proteger o bem comum".

Por outro lado, Caritas Internacional observou que "a junta militar (que governa o país) recorreu ao uso sempre brutal da força contra os manifestantes", por isso solicita "imediatamente ao governo de Myanmar respeitar os direitos humanos, entre os quais está o direito a manifestar-se pacificamente".

Deste modo solicita à comunidade internacional "utilizar sua influência sobre o governo de Myanmar para encontrar uma solução não violenta à situação atual".

Caritas também convida ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que assuma sua responsabilidade e manifeste seu apoio ao povo do Myanmar, "prosseguindo os esforços para encontrar uma solução pacífica à crise".