Antes de empreender seu retorno ao Vaticano na próxima quarta-feira, 3 de outubro, o Papa Bento XVI se despediu hoje no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo das autoridades eclesiásticas e civis, comunidades religiosas e do pessoal encarregado da segurança durante sua estadia de dois meses na residência estival.

"Eu gostaria de me deter para falar com cada um de vós –disse o Santo Padre– e lhes dar obrigado pessoalmente pela contribuição, que com esmero e generosidade, oferecem ao bom funcionamento da atividade do Papa aqui em Castel Gandolfo", na diocese de Albano, a 20 quilômetros ao sul de Roma.

"A cada um queria dizer: o Papa conta com seu sustento espiritual, e os acompanha com sua oração, para que possam aderir-se com constante generosidade, ao exigente chamado à perfeição evangélica, para servir com alegria e decisão ao Senhor e aos irmãos", disse o Santo Padre.

Em seu breve e emotivo discurso breve, o Pontífice assinalou que "freqüentemente se trata de tarefas que às vezes passam despercebidas e lhes obrigam a horários árduos e a permanecerem longe de casa muitas horas. Deste modo, também suas famílias participam dos sacrifícios que têm que confrontar"

"Por isso, queria lhes assegurar novamente meu mais vivo apreço, que estendo a seus familiares", concluiu.

Bento XVI chegou a Castel Gandolfo na tarde de 27 de julho vindo de Lorenzago de Cadore, nas montanhas dolomitas, onde tinha transcorrido um período de estudo, oração e repouso.