Por ocasião da celebração da Jornada Mundial do Turismo, hoje 27 de setembro, e cujo tema é: "O turismo: porta aberta para as mulheres", o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, fez uma enérgica defesa da dignidade da mulher e insistiu à comunidade internacional a "denunciar o escândalo intolerável de certo turismo sexual que humilha às mulheres, as reduzindo a uma situação de escravidão".

Assim o assinala o Cardeal em uma carta que dirige ao secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Francesco Frangialli, por motivo da presente edição da Jornada, e que foi divulgada hoje pela Santa Sé.

O Secretário de Estado recorda que, segundo os dados estatísticos mais recentes da OMT, cerca de 46% das pessoas que trabalham no setor turístico mundial são mulheres.

Face à "presença numerosa e funcional das mulheres persiste em muitos casos a segregação vertical da gestão de direção e da responsabilidade empresarial do turismo. A causa deste fenômeno negativo são os fortes prejuízos que seguem fazendo persistir estereótipos e atribuições tradicionais de papéis subalternos segundo o gênero".

O Cardeal destaca em sua missiva a necessidade de que todos os turistas se comprometam em "a tutela e promoção da mulher" e afirma que "é necessário trabalhar por uma efetiva igualdade dos direitos das mulheres, garantindo a igualdade no trabalho, a liberdade religiosa, o respeito das exigências relacionadas com a maternidade, a correspondência de um salário justamente remunerado".

O Cardeal pede, deste modo, para combater "com uma legislação positiva e apropriada toda forma de exploração injusta de seu gênero e de comercialização indigna de seu corpo" e enfatiza que "tem que denunciar o escândalo intolerável de certo turismo sexual que humilha às mulheres, as reduzindo a uma situação de escravidão".