O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, lamentou "contemplar um país polarizado e dividido, em que cada um tira meias verdades para insultar ao próximo" e assegurou que "assim não temos um bom futuro por diante".

Em sua homilia dominical, o Cardeal assinalou que "vivemos alguns dias delicados e complicados, tomara que saibamos vivê-los com amor a Deus e ao próximo, com serenidade e com paz; em que demos mostras de ser uma sociedade que vive como uma família".

"Só interessa a todos uma verdade, que nunca é violenta. A verdade sempre traz consigo a paz, a vida e a justiça", afirmou o Cardeal Cipriani e pediu que "o Senhor ilumine a todos, especialmente aos que têm responsabilidade no governo e na administração da justiça no país".

Ao refletir sobre o Evangelho dominical, o Primado da Igreja no Peru indicou que não se pode servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro. Em seguida manifestou que isto não significa que este seja mau mas sim o problema está quando o homem quer substituir a Deus pelo dinheiro ou pelo poder e exortou a não idolatrar a esse ídolo falso do mundo de hoje que é o bem-estar material.

"Ponhamos os valores espirituais em primeiro lugar. A oração, a justiça, a prudência, a alegria, a fidelidade, a sinceridade, a honestidade, esse amor ao que acontece uma dificuldade ou por uma enfermidade, ou que é pobre", demarcou.

"Quando se deixa Deus de lado começam os abusos e atropelos, prejudicando aos mais pobres, os menos cultos, às crianças, doentes assim como aos que não podem defender-se", concluiu o Cardeal.