Grande alegria causou na comunidade católica na China a consagração nesta sexta-feira do novo Bispo de Pequim, Dom Joseph Li Shan, renomado pela Igreja Patriótica Católica deste país e que, conforme informou L’Osservatore Romano, teria o respaldo da Santa Sé.

Em sua edição de sábado, divulgada hoje por diversos meios, o diário oficial do Vaticano também dá conta da satisfação da comunidade eclesiástica pela consagração como novo Arcebispo coadjutor de Guiyang, na província de Guizhou, do sacerdote Paul Xiao Zejiang, no dia 8 de setembro.

"As comunidades católicas de Guiyang e de Pequim, tendo tido notícia da comunhão concedida pelo Papa a Dom Xiao e a Dom Li, estão de festa em torno dos novos pastores, enquanto que suscitou desagrado a participação, no rito sacramental, de qualquer bispo que não esteja em comunhão com a Santa Sé", assinala Rádio Vaticano citando o L’Osservatore Romano.

Segundo a mesma rádio, "todos os prelados que tomaram parte nas duas cerimônias de consagração estão em comunhão com o Papa e estão reconhecidos pelo Governo. Às duas celebrações religiosas participaram centenas de paroquianos".

Por sua parte, o vice-presidente da igreja "oficial", Liu Bainian, disse conhecer que a nomeação conta com a aprovação da Santa Sé, mas indicou que não existiram contatos oficiais diretos com esta dado que não há relações diplomáticas entre ambas.

Deste modo reconheceu que de ser certa a aprovação pontifícia representaria um gesto de boa vontade benéfico para as relações entre a China e o Vaticano.

A estratégica diocese de Pequim ficou sem bispo depois do falecimento de Dom Michael Fu em abril de 2007, líder da associação leal ao governo comunista da China.

Em julho passado, o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, valorizou positivamente a eleição por parte da Associação Patriótica Católica a China de Li Shan, de 43 anos, como novo Bispo de Pequim, considerando-a "muito boa" e "idônea". Entretanto, assinalou naquela ocasião que a Santa Sé ficava à espera que se solicite sua aprovação.