O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, pediu aos legisladores federais não empregar o tempo em disputas pessoais nem evitar a manifestação do país por favorecer interesses partidários.

"Há 20 milhões de mexicanos que vivem consumidos na pobreza, e não é plausível que os que representam ao povo, por questões pessoais ou de seu partido, movidos por interesses ilegítimos, sigam evitando a manifestação do país", expressou o Cardeal em sua coluna do Semanário, órgão informativo da arquidiocese.

No texto, o Arcebispo criticou também a atitude de "alguns deputados e senadores que desprezaram ao Presidente da República, Felipe Calderón, na leitura do primeiro relatório, tenham estado dispostos a receber a um personagem que insiste em apresentar um duplo governo; isso é inadmissível".

O Cardeal recordou aos deputados que por serem "os representantes da lei no México", devem ser os primeiros em cumpri-la "para ser considerados dignos representantes do povo".

"Nestes momentos, o povo é mais nobre, é mais consciente do respeito que se deve aos representantes de qualquer dos três poderes, que o que alguns de seus membros demonstram ao povo", advertiu.

Por isso, disse aos parlamentares que nestas datas em que se manifesta o patriotismo, façamo-lo mais que "com manifestações externas e gritos", com "um verdadeiro amor sentido a nossa pátria".

O texto na íntegra, em espanhol, pode ser lido em http://www.semanario.com.mx/2007/554-09162007/PalabradelPastor.hTML