Em uma multitudinaria e emotiva Missa presidida pelo Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, os habitantes de Pisco, cidade localizada próxima ao epicentro do terremoto do dia 15 de agosto que assolou grande parte do sul do Peru, rezaram este sábado por todos os desabrigados e vítimas mortais.

Antes da celebração eucarística que aconteceu na esplanada do que foi o templo da paróquia de São Clemente, hoje totalmente destruído, mencionaram-se os nomes de todos os falecidos enquanto os participantes rezavam por cada um de seus entes queridos.

Em sua homilia, o Cardeal pediu à população unidade para seguir adiante e assim forjar uma nova Pisco, uma nova Chincha e Ica e cada uma das populações afetadas pelo terremoto.

"A dor, estes dias e destas semanas passou pela mente de todos. Mas, devo dizer, Ânimo, levantemos esse espírito! Contemplemos Cristo! Não fiquemos desarmados! Não fiquemos permanentemente tristes!", exclamou o Arcebispo ante uma comovida audiência.

O Cardeal evocou a passagem evangélica onde Jesus pede a ressurreição de seu amigo Lázaro e o vinculou ao momento atual que vivem as cidades devastadas pelo terremoto. "depois desta situação, Jesus ressuscita Lázaro. Irmãos, estamos nessa fase. Temos que ressuscitar à paz, à fé, à esperança! Convencidos que depois desta dor vem à paz, vem o progresso e o desenvolvimento; mas, sobre tudo vem essa tranqüilidade interior", disse.

"O coração entende que junto à dor e à morte, a mensagem de Cristo é ressurreição, paz e alegria. Não deixemos que ninguém nos arranque essa fé do coração!", acrescentou.

Concluída a homilia, os participantes acenderam milhares de velas para recordar e rezar por seus familiares e entes queridos falecidos.

Um dos momentos mais emotivos da Missa se produziu durante a saudação da paz, já que coincidiu justamente na mesma hora, 6:40 p.m., em que ocorreu, exatamente há um mês antes, o terremoto.

Concelebraram a Missa os bispos de Ica, Dom Guido Breña; da Prelatura de Yauyos, Dom Ricardo García; o Presidente da Conferência Episcopal, Dom Miguel Cabrejos; o Presidente do Cáritas do Peru, Dom Miguel Irízar, além de uma dezena de sacerdotes das arquidiocese de Lima e Ica.