O Arcebispo Emérito de Conceição e ex-Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom. José Manuel Santos Ascarza, O.C.D., foi convocado à Casa do Pai nesta sexta-feira, 14 de setembro de 2007, aos 91 anos de idade em Viña del Mar.

Hoje são velados seus restos mortais na Paróquia Virgem do Carmen dessa cidade, em cujo templo se celebrará amanhã uma Missa de exéquias presidida por Dom Gonzalo Duarte García de Cortazar, Bispo de Valparaíso.

Em seguida será transladado à cidade de Conceição, em cuja catedral será sepultada na segunda-feira, dia 17, depois de uma Missa que se oficiará às 11.00 horas.

Dom Santos Ascarza nasceu em Llay Llay, Valparaíso, em 1916. Estudou Filosofia no Seminário de Santiago e Teologia e Direito canônico na Universidade Gregoriana, em Roma. Foi Doutor em Filosofia na Universidade Gregoriana, em Roma, e Licenciado em Teologia e Direito Canônico.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 1938. O Papa Pio XII o escolheu Bispo de Valdivia em 1955. Foi Administrador Apostólico de Osorno em 1956. O Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo de Conceição em 1983. Depois de cinco anos de frutífero governo pastoral, foi aceita sua renúncia ao Arcebispado em 1988, retirando-se posteriormente ao Convento carmelita de Nossa Senhora do Carmo de Calahorra, Espanha. Retornou em seguida ao Chile, radicando-se no convento carmelita de La Florida, em Santiago.

Participou das quatro Sessões do Concílio Vaticano II e na Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Medellín, 1968. Em vários períodos foi Presidente da Conferência Episcopal do Chile. Também desempenhou cargos no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e pertenceu ao Pontifício Conselho Cor Unum.