O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, não responderá aos ataques que lançados recentemente pelo Presidente Evo Morales, porque, afirmou uma porta-voz, o Prelado é um homem de paz que quer a reconciliação entre bolivianos.

Na sexta-feira passada, o mandatário criticou o chamado à paz que em nome da Igreja lançou o Arcebispo de Cochabamba. "Quem é a Igreja para pedir paz aos camponeses? Acusam-nos de procurar confrontação e violência. O camponês é humilde e vive em paz, mas com justiça social", expressou Morales.

Ante isso, a Secretária de Conflitos do Arcebispado, Mariluz Bustamante, disse à agência EFE que Dom Solari recebeu os comentários do Presidente "com humildade", embora "algumas afirmações foram injustas".

Bustamante afirmou que o Prelado "não é um homem de confrontação" e que mas bem quer "a paz e a reconciliação". "É um homem de muita paz, o que lhe permite receber os golpes", assinalou.

Depois de reafirmar que a Igreja "nunca vai desistir de procurar a paz e a reconciliação", a porta-voz indicou que "tampouco vai desistir de sua ação preferencial pelos pobres".