O Comitê Permanente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), chamou a redobrar os esforços para educar à população para a paz, após o clima de violência vivido no dia 11 de setembro, durante o aniversário do golpe militar de Augusto Pinochet, que gerou a "morte injusta de um carabineiro".

No dia 11 de setembro, um policial morreu e outros 45 acabaram feridos em enfrentamentos com manifestantes. Os principais fatos aconteceram nos bairros pobres e, segundo a agência DPA, vários manifestantes dispararam com armas de grosso calibre contra as forças de segurança e a imprensa.

"Inquieta-nos a violência irracional de pessoas que se amparam na escuridão e no tumulto para ferir, agredir e saquear. Assombra-nos ver crianças pequenas manipulando armas. Comove-nos que se ataque às escolas onde se educam os pobres para que tenham melhores oportunidades, ou que se destrua e roube os modestos bens dos próprios vizinhos", expressaram os bispos na declaração "Educar para a Paz, Desafio para o Chile".

Nesse sentido, assinalaram a urgência de "redobrar esforços no desafio de educar para a paz", uma tarefa que não é apenas das autoridades, mas sim deve ser assumida no lar, nos colégios, organizações comunitárias e sociais.

Finalmente, depois de chamar à reflexão aos meios de comunicação "sobre as maneiras diretas e indiretas em que se exacerba a violência", os prelados pediram para "apreciar mais o testemunho coerente do povo de paz, das instituições encarregadas de proteger a ordem e a segurança, como Carabineiros do Chile, e das pessoas de boa vontade que enfrentam as agressões com diálogo e com amor".

"Esses gestos convencem mais que qualquer discurso", afirmaram.