Logo depois de vários meses de pronunciamentos e campanhas de grupos católicos que pediram respeito por João Paulo II, a rede estatal BBC decidiu que não transmitirá a série animada “Popetown” na qual satiriza o Santo Padre.

O responsável pela BBC3, Stuart Murphy, disse que "decidimos não transmitir o programa depois de muitas considerações e consultas, depois de comparar o risco criativo com a possível ofensa a uma parte da audiência".

Murphy declarou que foi "muito difícil" a decisão de retirar os dez episódios previstos de "Popetown", onde a comediante Ruby Wax deu voz ao Pontífice e a atriz Jerry Hall, ex esposa de Mike Jagger, líder dos Rolling Stones, fazia o mesmo com uma religiosa.

O Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormack Murphy-O'Connor, confirmou que tratou o assunto com a BBC e manifestou sua satisfação pela retirada dos desenhos animados. "Estou muito contente de que tenham prestado atenção à inquietação dos católicos e a meus desejos sobre o projeto", indicou o Arcebispo.

Há vários meses, organizações de católicos lançaram um boicote contra a BBC e anunciaram que não pagariam o “imposto de televisão” obrigado pelo estado, se  não parassem com os  ataques contra os católicos na rede.