O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Luis Augusto Castro, pediu ao Governo que assim como se suspenderam as ações militares para recuperar os cadáveres dos onze deputados de Valle del Cauca, faça o mesmo quando for necessário, para libertar o resto de seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"Assim como puderam suspender as operações para recuperar aos mortos, que tenham também a feliz idéia de suspender as ações quando for necessário para recuperar os vivos", expressou o Prelado, quem enviou uma mensagem de solidariedade às famílias dos deputados falecidos, cujos corpos foram recuperados pela Cruz Vermelha internacional.

Por outro lado, durante a Missa celebrada na Catedral São Francisco, em Cali, o Arcebispo local, Dom Juan Francisco Sarasti, assinalou que a Colômbia "não pode seguir sendo cenário de dor e de morte", e chamou a seguir procurando caminhos de reconciliação nacional.

Durante a cerimônia, que foi seguida por milhares de pessoas do átrio da Catedral, vários familiares dos parlamentares mortos entregaram aos parentes de quem seguem seqüestrados o "círio da esperança", em amostra de solidariedade e acompanhamento espiritual.

Os parlamentares faleceram em 18 de junho deste ano. Segundo as FARC, "morreram no meio do fogo cruzado quando um grupo militar sem identificar até o momento atacou o acampamento onde se encontravam"; versão que foi negada pelo Governo.

Finalmente, logo depois de múltiplos pedidos dos familiares, as FARC entregaram as coordenadas do lugar onde tinha enterrado os corpos a uma delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).