Com a próxima Jornada Mundial das Migrações, o Bispo de Almería, Dom. Adolfo González Montes denunciou a manipulação que alguns setores fazem da religião com o objetivo de desqualificar o cristianismo e promover a “tolerância”.

Dom González Montes assinalou que “manipulação política” que se faz dos emigrantes chega à “perigosa utilização da religião dos emigrantes como aríete para golpear a religião dos que os acolhem, enquanto se chama demagogicamente a uma convivência para a qual não se colocam os meios”.

“Nada mais errado e falto de sentido da realidade como método de promoção da tolerância. Não se gera tolerância desqualificando e agredindo a quem promove o programa de justiça e caridade que brota do evangelho de Cristo”, afirmou o Prelado.

Em sua carta pastoral “Acolher ao que chega construindo a paz”, o Bispo assinalou que “muito tem feito e pode fazer a fé religiosa pela paz e a convivência, contra o fanatismo dos que apelam a Deus para cobrir de terror e de violência a vida humana prometendo um futuro impossível”.

Por outro lado, o Bispo de Almería valorizou que a  Jornada acentuasse o fenômeno das “migrações de uma óptica de paz”, “sobre tudo quando com a emigração de tantos seres humanos são as culturas e as civilizações as que emigram e procuram acolhida no marco social e integrador de outras culturas e civilizações”.

Depois de denunciar as situações de pecado e injustiça que estão por trás deste fenômeno, Dom. González Montes, recordou que os cristãos estão chamados a “criar condições de paz, com generosa disposição à acolhida e o encontro com aqueles que emigram procurando uma vida digna do homem”.