Dom Josef Clemens, Secretário do Pontifício Conselho para os Laicos, explicou que os capelães do âmbito do esporte "têm um rol muito importante porque introduzem neste mundo os elementos éticos de humanidade e equilíbrio".

Assim o indicou o Prelado durante o Seminário, promovido por seu dicasterio e realizado nos dias 7 e 8 de setembro em Roma, intitulado "Esporte: Um desafio pastoral e educativo" onde participaram mais de 50 pessoas, de todo o mundo, ligadas ao mundo esportivo.

Depois de indicar que "o capelão deve transmitir certa confiança aos outros, através da presença, o compartilhar, e não só nos grande eventos", Dom Clemens assinalou que é seu dever "levar a mundo esportivo, que está em uma grande crise -e isto não é um segredo- novos elementos que o esportivo mesmo não reconhece mais porque está entregue ao êxito, à tentação do dinheiro, à publicidade e outras coisas".

"A primeira coisa que constatamos são as enormes oportunidades para a Igreja, porque, como sabemos, milhões de pessoas estão ligadas ao mundo do esporte. Então, para isto Igreja é um desafio. Em um mundo como o que vivemos hoje em dia, aonde faltam muitos elementos educativos e instituições educativas, a Igreja e a capelania da Igreja têm um papel fundamental", prosseguiu.

O Secretário do Pontifício Conselho para os Laicos manifestou que o "chamou a atenção é que existe um grande interesse de parte das grandes instituições como o Comitê Olímpico e as grandes federações".

"Maravilhou-me este interesse pela voz da Igreja. Eles mesmo notam que estão em um círculo vicioso e que necessitam ajuda, princípios éticos fundamentais, em resumo uma antropologia equilibrada, que parece que o mundo do esporte perdeu", concluiu.