Mais de 30 empresários e profissionais católicos latinos de diversas partes dos Estados Unidos reunidos na Arquidiocese de Denver no fim de semana passado anunciaram a criação da Associação de Líderes Latinos Católicos –the Catholic Association of Latino Leaders (CALL).

Os membros da recém criada organização se reuniram na Casa de Retiros de St. Malo perto de Denver, por convite do Arcebispo de San Antonio, Dom José Gómez; com Dom Charles Chaput, OFM Cap., Arcebispo de Denver, como anfitrião do evento.

Os participantes desta terceira conferência de líderes católicos latinos explicaram que a criação do CALL responde à necessidade identificada por alguns bispos da Igreja nos Estados Unidos de estabelecer um diálogo entre os prelados e os homens de empresa e profissionais católicos hispânicos.

"Movidos por nosso amor à Igreja e sua missão, no marco de nossa cultura e em comunhão com os bispos", os membros do CALL se comprometeram em converter-se em uma voz de empresários e profissionais católicos a nível nacional nos Estados Unidos.

Durante a conferência, Dom Chaput destacou que "o cenário americano mudou porque nossa demografia é nosso destino. No futuro, os hispânicos católicos terão uma seriíssima influência na direção da sociedade norte-americana. E esta é a razão pela qual acredito que é tempo dos hispânicos em geral, e os líderes hispânicos em particular, assumam o papel que merecem, e que ganharam na missão da Igreja".

A missão da nova organização será a de trabalhar em temas sociais críticos de maneira que tenha um impacto no diálogo nacional e contribuir à missão da Igreja identificando iniciativas importantes para construir comunidade católica, e se é adequado, atuando sobre elas em comunhão com os bispos.

CALL também apoiará a implementação das cinco prioridades estabelecidas pelo Episcopado americano em seu Plano Pastoral para a próxima década: restaurar e promover a santidade do matrimônio e a família; educar e formar ao povo na fé e na fiel celebração dos sacramentos; promover vocações sacerdotais e religiosas; promover a vida e a dignidade da pessoa humana; e promover a diversidade cultural e o ministério hispânico.

Em seu vez e em sua exposição, Dom Gómez destacou que "possivelmente nos vejamos tentados a certo nível a sentir que de algum jeito devemos provar que somos realmente americanos. Podemos sentir a sutil pressão de nos mesclar, de nos assimilar, de menosprezar nossa herança e nossa distintiva identidade de católicos e de hispânicos".

"Eu acredito que no plano de Deus, –adicionou– a nova presença hispânica aponta à renovação espiritual de nosso país. Para restaurar a promessa da juventude americana, os nobres ideais dos inícios de nosso país. Neste renovado encontro com a fé e a cultura hispânicas, acredito que Deus quer que os Estados Unidos redescubra  os valores que perdeu de vista: a importância da religião, da família, da amizade, da comunidade, e da cultura da vida".

"Por isso os exorto amigos: Não se esqueçam de onde vem e quem são!  Não se esqueçam de Jesus. Não se esqueçam da Igreja," concluiu Dom Gómez.

CALL em breve criará um site e estabelecerá um escritório nacional.

Para maiores informações: lurban@archdiosa.org