Em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, deu-se início ao processo de canonização do sacerdote dominicano, Pe. José Álvarez Fernández, quem chegou da Espanha a inícios do século passado para trabalhar como missionário na selva peruana.

"Em um tempo que se fala pouco de santidade, nos cheia de esperança e nos entusiasma muito ver esta ilusão de todos, de como um irmão dominicano esta gozando da presença de Deus", expressou o Cardeal durante a instalação do Tribunal que verá a causa a nível arquidiocesano antes de ser enviada à Santa Sé.

O Cardeal Cipriani também destacou o amor e sacrifício do missionário espanhol, ganhando entre os nativos da selva o apelido de Apaktone (Papai idoso). "Por isso terá que verificar que tudo o que fez foi heróico", assinalou.

Sua vida

O Pe. José Álvarez Fernández nasceu em Cuevas, Belmonte de Miranda (Astúrias), em 16 de maio de 1890. Ordenado sacerdote em 26 de julho de 1916 e em 24 de dezembro viajou ao Peru, aonde chegou em 21 de janeiro de 1917.

Viveu na selva peruana durante 53 anos, onde realizou centenas de expedições pelos rios e comunidades do departamento de Mãe de Deus.

O sacerdote faleceu em Lima em 19 de outubro de 1970. Seus restos descansam na cripta da Basílica de Santa Rosa. Sua causa se introduziu em 1º de agosto de 2000.