Ao aterrissar esta manhã à capital austríaca, Viena, no início de sua sétima viagem fora da Itália de seu pontificado por ocasião da celebração dos 850 anos do famoso Santuário de Mariazell, "o coração materno da Áustria", o Papa Bento XVI destacou que o faz "como uma viagem realizada em companhia de todos os peregrinos de nosso tempo".

Depois de aterrissar no aeroporto internacional de Viena/Schwechat às 11.15 (hora local), em meio de uma forte chuva que não tinha deixado de cair nas últimas 48 horas, o Santo Padre foi recebido na escada do avião pelo Presidente da República da Áustria, Heinz Fischer, e recebeu a saudação do Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn.

Depois de ser conduzido a um hangar do aeroporto para que, uma vez protegido da chuva, pudesse saudar a comitiva que o recebeu integrada por autoridades políticas, civis e religiosas e um grupo de crianças, o Santo Padre assinalou em um breve discurso que "a cultura deste país está essencialmente embebida pela mensagem de Jesus Cristo e pela ação que a Igreja desenvolveu em seu nome".

Ao recordar que o motivo da viagem a Áustria, a primeira que realiza a este país, era a celebração do 850º aniversário do santuário de Mariazell, o Pontífice indicou que aquele "representa de certo modo o coração materno da Áustria e possui sempre uma particular importância também para os húngaros e para os povos eslavos".

"É símbolo de uma abertura que não só supera fronteiras geográficas e nacionais, mas também na pessoa de Maria nos recorda uma dimensão essencial do ser humano: a capacidade de abrir-se à Palavra de Deus e a sua verdade", adicionou.

Com todos os peregrinos de nosso tempo

"Com esta perspectiva –disse–, durante os três próximos dias, desejo realizar aqui na Áustria minha peregrinação a Mariazell", que é "como uma viagem realizada em companhia de todos os peregrinos de nosso tempo. Mariazell representa não só uma história de 850 anos, mas também, segundo a experiência da história, também indica o caminho para o futuro".

Bento XVI assinalou que na Missa de amanhã, festa da Natividade da Virgem, Padroeira de Mariazell, "nos reuniremos, segundo a indicação de Maria, junto a Cristo que vem em meio a nós. Pediremos que nos ajude a contemplá-lo cada vez com maior clareza, reconhecê-lo em nossos irmãos, servi-lO neles e ir com Ele para o Pai".

Mais adiante, o Papa destacou que "peregrinação não só significa caminho para um santuário. Também é fundamental o caminho de volta ao cotidiano. Nossa vida cotidiana começa a cada semana com o domingo".

Depois de afirmar que no domingo, dia 9, pela manhã presidirá a Missa na Catedral de Santo Estevão, disse: "Sei que na Áustria muitas pessoas dedicam o domingo, dia de descanso, e o tempo livre dos outros dias da semana, ao serviço de outros. Também um compromisso como este, devotado com generosidade e desinteressadamente pelo bem e a salvação de outros, caracteriza a peregrinação de nossa vida".

Para saber mais da viagem do Papa a Áustria, acesse: http://www.aciprensa.com/benedictoxvi/viajes/austria07/index.html