Ao receber esta manhã aos Bispos da Conferência Episcopal de Laos e Camboja em visita "ad Limina", o Papa Bento XVI afirmou que por ser Jesus Cristo a Boa Nova para todo ser humano que busca "o sentido da existência e a verdade de sua humanidade", em seu anúncio "a Igreja não quer impor-se, mas sim dá testemunho de sua estima pelo ser humano e pela sociedade onde vive".

Depois de referir-se a recente celebração do 450º aniversário da presença da Igreja no Camboja, o Santo Padre assegurou que "Jesus é a Boa Nova para os homens e mulheres de todo tempo e lugar que procuram o sentido da existência e a verdade de sua humanidade. E anunciando-o a todos os povos, a Igreja não quer impor-se, mas sim dá testemunho de sua estima pelo ser humano e pela sociedade onde vive".

"No contexto social e religioso de sua região –recalcou o Pontífice– é extremamente importante que os católicos manifestem sua própria identidade, respeitando sempre as outras tradições religiosas e as culturas dos povos. Esta identidade deve expressar-se acima de tudo através de uma experiência espiritual autêntica, que se apóia na acolhida da Palavra de Deus e nos sacramentos da Igreja".

Ao referir-se às prioridades do episcopado nessa região, o Papa destacou, entre outras, "a formação dos fiéis, sobre tudo a dos religiosos e catequistas", porque "seu papel para a vitalidade das comunidades cristãs é de grande importância". Além disso, adicionou, "tendo uma sólida fé cristã podem cercar um diálogo autêntico com os membros de outras religiões para cooperar na construção de seus países e promover o bem comum".

Ao final de seu discurso breve, o Papa reconheceu o esforço da valorosa comunidade eclesiástica na região em seu compromisso com os mais desfavorecidos, recordando aos prelados a importância de que "a atividade caridosa da Igreja mantenha todo seu esplendor e não se dilua em uma organização assistencial genérica, convertendo-se simplesmente em uma de suas variantes".