Depois de assistir ontem pela tarde ao concerto oferecido em sua honra pela Orquestra Sinfônica de Bamberg no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI afirmou que a música tem a capacidade de conduzir ao "Criador de toda harmonia".

"A música tem a capacidade de encaminhar, por cima de si mesma, ao Criador de toda harmonia, suscitando em nós ressonâncias que são como um sintonizar-se com a beleza e a verdade de Deus, com aquela realidade que nenhuma sabedoria humana e nenhuma filosofia podem expressar", disse o Santo Padre ao final do ato musical celebrado por ocasião das celebrações pelo milênio da Arquidiocese de Bamberg (Alemanha).

Depois de agradecer ao diretor e à orquestra pela interpretação musical e aos promotores do concerto, o Pontífice assinalou que se trata de "um dom que interpreto como sinal de um vínculo de afeto particular da Arquidiocese de Bamberg com o sucessor de Pedro".

"Que sua peregrinação jubilar às tumbas dos apóstolos e ao atual sucessor de Pedro reforce sua fé e sua alegria em Deus, para que possam ser suas testemunhas na vida cotidiana", concluiu o Papa.