"O Olhar para Cristo é o ponto central da próxima visita do Papa Bento XVI a Áustria" que se realizará a partir de 7 de setembro, assinalou o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn.

Em declarações a Rádio Vaticano, o Cardeal vienense indicou que "o Papa cita muito a gosto um provérbio chinês que diz que ‘quem olha a si mesmo não irradia brilho’, e que isso se aplica também à Igreja".

"Uma Igreja que só olha a si mesma e fala somente de si, não tem poder de irradiação. Trata-se portanto de olhar a Cristo e em seu olhar de misericórdia encontrar o modo que Ele tem de ver os homens e todas as coisas", adicionou.

O Cardeal também falou de "certas turbulências" que enfrenta a Igreja na Áustria e comentou que "as tensões fazem simplesmente parte disso. Há aqueles que pensam que tudo se move a ritmo muito lento e por outro lado aqueles que acreditam que tudo vai muito rápido, ou que deve ficar tudo tal qual está. Tais tensões se dão inclusive dentro de uma família, e é óbvio que se suscitem também dentro da comunidade eclesiástica".

"Sempre haverão vozes críticas. Mas para o cristão que tem fé, aparece no horizonte simplesmente a imensa alegria de que o sucessor de Pedro deve visitar" concluiu o Arcebispo de Viena.