A Confederação Católica Nacional de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA) pediu aos professores que ditam a disciplina Educação para a Cidadania (EpC) que "rechacem os livros editados" e utilizem apenas "a Constituição Espanhola como único livro de texto, ajustando-se fielmente aos valores que nela se plasmam".

"Renunciem aos critérios de avaliação estabelecidos apoiados na observação e claramente subjetivos" insistiu a CONCAPA em um recente comunicado e exortou aos professores a que fomentem "a realização de trabalhos e exijam os conhecimentos relativos à Carta Magna".

"Desta forma, não só contribuirão a evitar conflitos com as famílias, que poderíamos exigir responsabilidades, mas também evitarão serem utilizados contra o direito pelo poder político", indica o documento.

A missiva assegura que a EpC os docentes podem converter-se no instrumento governamental de ideologização e de proselitismo socialista" por isso –adiciona a confederação– "não é de se estranhar, pois, o rechaço por parte dos professores a uma matéria que lhes obriga a fazer o jogo sujo dos políticos e que, como eles mesmos assinalaram, carece de objetividade e de conteúdos acadêmicos".