A Santa Sé divulgou hoje a trágica morte de um jovem membro do Corpo da Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, quem faleceu logo depois ser encontrado no quartel do corpo de segurança em estado grave depois de um disparo com arma de fogo. O Papa Bento XVI lamentou o fato e expressou sua proximidade espiritual à família e companheiros do gendarme falecido.

"Esta manhã, por volta das 7:30, o jovem Alessandro Benedetti, de 26 anos, membro do Corpo da Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, foi encontrado em um banheiro do quartel da delegacia em estado gravíssimo, depois de um disparo de arma de fogo. O jovem foi transladado imediatamente ao hospital de Santo Spirito, onde expirou por volta das 9h00", assinalou ao meio-dia o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi. 

O porta-voz vaticano assinalou em um comunicado que "os primeiros indícios fazem pensar que o jovem quis suicidar-se. A Magistratura Vaticana, que se ocupa do caso, está estudando uma mensagem, encontrado no lugar do ocorrido e examinará também o resultado da autópsia, solicitada ao forense italiano".

"O jovem Benedetti foi incorporado em abril ao Corpo da Gendarmaria, como ‘gendarme aluno’, mediante o processo habitual de seleção psicotécnico que compreende também o emprego de armas", assinalou o comunicado da Sala Stampa, acrescentando que "seu comportamento não tinha suscitado até a data motivos de preocupação".

Finalmente assinalou que o Papa Bento XVI "recebeu a notícia com tristeza" e que "confia na misericórdia de Deus ao jovem Alessandro". O Santo Padre "está próximo espiritualmente à família Benedetti e aos membros da Gendarmaria", concluiu.