O Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo de Santiago e Ex-presidente do CELAM, apresentou nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, o Documento Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

No ato público que se realizou no salão de honra da Pontifícia Universidade Católica do Chile, o Arcebispo de Santiago explicou as principais linhas de conteúdo que oferece o Documento Conclusivo de Aparecida; destacando "a necessidade de recomeçar desde Cristo".

"A meu ver é um Documento esperançoso, com uma forte ancoragem em suas raízes bíblicas, cheio de realismo e pedagogia pastoral, cuja publicação foi autorizada pelo Papa quem disse ‘eu não vou aprovar, mas apenas vou autorizar a publicação porque não quero mesclar o Magistério Pontifício com o Magistério dos bispos que aprecio; e quero que seja um Documento do Magistério Episcopal’", manifestou.

O Cardeal  relatou que houve quatro versões antes do Documento definitivo, as quais foram votadas de maneira individual. A Comissão de Redação teve que revisar as 2400 petições de modificação para incorporar tudo o que parecia congruente para o texto. Finalmente foi aprovado por unanimidade, com dois votos contra e duas abstenções.

Segundo o Cardeal, "em sua linha fundamental é um Documento claro, orientador e inconfundível. Este é o Documento de Aparecida, não é de São Domingo nem de Puebla nem de nenhuma conferência anterior. É inseparável do espírito com o qual o elaboramos, e que claramente foi um espírito de extraordinária comunhão e participação, algo que realmente nunca tínhamos vivido dessa maneira. Quando digo comunhão estou pensando em comunhão com Deus e em comunhão com os homens", assinalou o Cardeal Errázuriz.

À cerimônia estiveram presentes autoridades da Igreja e da sociedade civil, junto a responsáveis pastorais e agentes evangelizadores.

Antes de concluir o ato, o Cardeal Errázuriz fez entrega de exemplares do Documento de Aparecida a algumas personalidades públicas; entre eles o Ministro Secretário Geral do Governo, Ricardo Lagos Weber; o Presidente da Corte de Apelações de Santiago, Cornelio Villarroel; a senadora Soledad Alvear, Presidente da Democracia Cristã; o Presidente do PPD, Sergio Bitar; o Arcebispo Metropolitano da Igreja Ortodoxa da Antioquia, Dom Sergio Abad; e o pastor Juan Sepúlveda, da Igreja Metodista Pentecostal.