A Igreja na Bolívia começou o processo de beatificação do escultor da imagem da Virgem de Copacabana, Francisco Tito Yupanqui, logo que em fevereiro deste ano recebesse da Congregação para a Causa dos Santos a autorização para levá-la a adiante.

"O que quer é solicitar a máxima informação que se possa, primeiro historicamente e depois de obras ou milagres que pôde ter feito e que ainda não foram conhecidas", afirmou o Pe. Carmelo Galdos, membro da comissão que segue o processo, quem além disso explicou que "a Igreja Católica está animada" pois espera ter logo o "primeiro santo boliviano".

Para o processo se formou uma Comissão Histórica para "precisar a biografia e a fama de santidade de Tito Yupanqui", assinala a Conferência Episcopal Boliviana. Também se colocou livro de assinaturas na igreja de São Francisco em La Paz com o qual a população mostra sua adesão à causa. Além disso se editou um santinho com uma oração para que os fiéis a rezem e peçam a intercessão do Servo de Deus.

Sua Vida

Francisco Tito Yupanqui nasceu em Copacabana entre 1551 e 1552. Foi filho de Tola e María Yupanqui, convertidos ao cristianismo e descendentes do Inca Huayna Cápac. dedicou-se a evangelizar e pacificar os habitantes de Copacabana.

Esculpiu a imagem da Virgem o qual foi, segundo o investigador de sua vida, Frei Antonio de la Calancha, "todo um calvário", dada sua falta de cultura artística.

Em 1583 obteve modelar a figura da Virgem da Candelária, que foi entronizada no templo de Copacabana e que "tinha as pálpebras um tanto fechadas, como olhando do alto dos céus. Na expressão dos olhos pôs tudo: doçura, bondade, amor, piedade e compreensão", afirma de Calancha. Tito Yupanqui faleceu em 1608.