Trimilênio, um projeto da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), iniciou as aulas de diversas oficinas virtuais na América Latina destinados a sacerdotes,  religiosos e agentes pastorais para que aprendam a utilizar as ferramentas e os princípios de Internet em seu trabalho apostólico.

Trimilênio iniciou o programa com duas oficinas virtuais com a Diocese de  Pasto, ao sul da Colômbia, para os estudantes do Seminário Maior  e para os encarregados de comunicações das paróquias.

Nos próximos  meses se realizarão oficinas na América Central, no marco das atividades do próximo Encontro Continental da RIIAL;  e estarão entregando 100 bolsas de estudo para estudantes que desejem cursar  na plataforma de educação virtual para católicos www.cirilus.net. As bolsas de estudo serão distribuídas entre  as 22 Conferências Episcopais da América Latina e entre associações eclesiásticas que precisem aprofundar em estratégias Web.

As oficinas virtuais

Durante mais  de quatro horas, a equipe técnica de Trimilênio ajudará às instituições participantes das oficinas virtuais a criar páginas na Internet  utilizando um assistente de criação, criado especialmente para ajudar  os agentes pastorais a desenhar e publicar páginas de forma fácil  e simples.

Além da criação de páginas, entrega-se, aos  estudantes, material pedagógico para aprender a escrever para a Internet,  editar e publicar fotografias e conhecer os princípios básicos da utilidade e o posicionamento, a fim de que as páginas criadas possam ter uma adequada difusão nos buscadores da Internet.

Entre as novidades que serão lançadas no encontro continental da RIIAL em Honduras, estão: 

  • Maior de espaço de alojamento (350 megas).
  • Maior número de contas de correio disponíveis.
  • Ampliação dos serviços com o assistente de criação de páginas Web e a permanente assessoria virtual.

Trimilênio se colocou a serviço da RIIAL a pedido do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, VE Multimedios idealizou e executa o projeto, que beneficia milhares de instituições católicas na América Latina  (www.trimilenio.com).