A Igreja Católica de Rito Bizantino na Ucrânia organizou, com ajuda da associação internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), um Congresso Juvenil ao qual participaram mais de 10 mil pessoas da Ucrânia, Polônia, Rússia, Kazajstán, Estados Unidos, Canadá e Argentina.

Sob o lema, "Juventude, Igreja, Ucrânia", os jovens trataram diversos temas entre os que  destacam os problemas atuais no terceiro milênio, a perda de valores e a fé dos jovens, explicou o Pe. Yosyf Milyan, encarregado da Comissão Patriarcal de Assuntos Juvenis.

Em sua homilia da Eucaristia celebrada no domingo, dia 19, o Cardeal ucraniano Lubomyr Husar exortou aos jovens participantes e recordou que "o que importa não é quem sou, mas sim quanto bem tenho feito. As obras de Deus são o critério de acordo ao qual o Senhor julgará minha vida". Para o Cardeal, esta conferência foi uma "festa da fé" que demonstra que os jovens fieis são "uma garantia para o futuro da Igreja no país".

Por outro lado, um dos membros do comitê organizador do evento, Pe. Rostislav Penjuk, enfatizou que os jovens "são capazes de grandes coisas e que é necessário alentá-los e apoiá-los constantemente".

A Igreja na Ucrânia proclamou este 2007 como o "Ano da Juventude". Entre outros eventos para celebrar este acontecimento, realizou-se recentemente uma peregrinação ao Santuário Mariano de Zavarnytsia que reuniu 15 mil jovens.