Ao finalizar sua Assembléia Anual, a Conferência Episcopal da Costa Rica (CEC), chamou a dar um voto de consciência em 7 de outubro, quando se realizar o referendum para ratificar ou não o Tratado de Livre Comércio (TLC), com os Estados Unidos.

"Como pastores da Igreja que peregrina na Costa Rica, fazemos um chamado a todo o povo de Deus e a todo costa-riquenho de boa vontade para que se deixe iluminar pela luz do Jesus Cristo e possa assim decidir em consciência e liberdade a favor de nossa Pátria e de todo aquilo que mais convém ao futuro de nossa querida a Costa Rica", expressaram.

Do mesmo modo, reafirmaram que o diálogo é o instrumento permanente para elucidar e decidir que direção aponta ao bem comum. "A larga tradição de nós costa-riquenhos que em conjunturas como estas o que prevaleceu é o diálogo e a prudência, deve continuar assim", indicaram.

Por seu lado, o Bispo designado para a Diocese de Alajuela, Dom Ángel San Casimiro, pediu aos costa-riquenhos a aceitar o resultado da consulta e da qual informará o Supremo Tribunal de Eleitoral.

Assinalou que do início do debate nacional sobre o TLC, os bispos mantiveram a mesma postura, não se deixando levar pela opção do "sim" ou "não" de um acordo comercial. "Tinha-nos que levar nosso olhar acima desse Tratado e por isso a linguagem da Igreja desde o começo é que nos interessava o chamado ao grande diálogo nacional para que juntos desenhássemos um modelo de país", indicou.