O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), exortou ao respeito e à prudência entre membros do entorno presidencial, o Presidente Nicanor Duarte e "alguns membros da Igreja", porque as mútuas agressões e fricções fazem perder de vista o bem comum do país.

O Conselho Permanente emitiu um comunicado como resultado dos enfrentamentos verbais entre o Presidente Duarte, que acusou aos sacerdotes de alcoólatras e fornicadores, e o Bispo de Missões, Dom Mario Melanio Melina; que nas últimas semanas ofuscaram as relações entre o Governo e a CEP.

"Não nos parecem oportunas nem convenientes para a necessária cooperação entre nossas instituições as fricções criadas pelas mútuas agressões verbais entre o senhor Presidente da República, de pessoas de seu entorno e alguns membros da Igreja", expressou, e por isso chamou "a manter a prudência e o respeito", para "não perder de vista que o objetivo fundamental da atividade política é a construção do bem coletivo".

Depois de reafirmar sua vontade ao diálogo construtivo, os bispos recordaram que por sua natureza e missão, a Igreja contribui "à tarefa comum de que o Paraguai seja uma nação próspera, com oportunidades para que todos seus cidadãos e cidadãs vivam segundo a dignidade que lhes corresponde como filhos e filhas de Deus".

Nesse sentido, lamentou que a situação de pobreza que vive grande parte da população e sua falta de resposta, empurre a diversos atores a utilizar "um discurso de confrontação" e o "ataque à dignidade das pessoas", ignorando "o devido respeito que se merecem as instituições, entre elas, a Igreja Católica".

A natureza e a missão da Igreja é evangelizar, anunciando a Cristo e denunciando tudo o que se opõe ao plano salvífico de Deus, indicou o texto.

Os bispos reconheceram que "não é sua responsabilidade direta" a construção de uma sociedade mais justa, pois isso é trabalho da política; mas esclareceram que embora a Igreja não substituísse o Estado, tampouco pode, nem deve, "ficar à margem na luta pela justiça". Para desenvolver esta tarefa, indicaram, a Igreja se inserida com argumentações racionais e o despertar das forças espirituais que permitem à justiça afirmar-se e prosperar.

"A Conferência Episcopal, por sua natureza jurídica e por sua missão evangelizadora, não apóia nem acompanha nenhum candidato nas campanhas eleitorais", reiteraram, de uma vez que reivindicaram "sua direito e obrigação de iluminar a cidadania para o exercício consciente e responsável" pelo voto.

Por isso, exortaram a sacerdotes, religiosos e agentes de pastoral para não promoverem candidaturas políticas nem usar recintos da Igreja para fins políticos ou partidários.

"Que me investigue"

Horas antes da reunião do Conselho Permanente, o Bispo de Missões, Mario Melanio Medina, respondeu às acusações de Duarte de participar do desvio de recursos de uma doação européia nos anos 90. O Prelado declarou a Radio Cáritas que dado que o mandatário não apresentou nenhuma denúncia ante a promotoria, "então irei à próxima semana ante um promotor para que me investigue"; em clara alusão a sua inocência.