O 9° Congresso Nacional Eucarístico, a ser realizado de 25 a 30 de agosto, será o início no Peru de uma nova missão evangelizadora, de acordo ao compromisso assumido pela Igreja na América Latina durante a V Conferência do Episcopado Latino-americano celebrada em Aparecida (Brasil).

Assim o expressou o Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Miguel Cabrejos, durante a apresentação do 9° Congresso Nacional Eucarístico, ao qual estará presente o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. Nestes dias também se dedicará a nova catedral de Chimbote a "Nossa Senhora do Carmo e São Pedro Apóstolo" e o Peru será consagrado a Santa Maria.

De acordo ao programa, no sábado, dia 25, será inaugurado o 9° Congresso Nacional Eucarístico e se realizará a consagração da Catedral "Nossa Senhora do Carmo e São Pedro Apóstolo".

A consagração do Peru a Santíssima Virgem será na sexta-feira, dia 30, ao meio dia, com a presença do Cardeal Tarcisio Bertone, cinqüenta bispos peruanos, cardeais latino-americanos e europeus, assim como milhares de paroquianos.

Sobre isso, o diretor e assessor nacional do Apostolado do Rosário em Família, Pe. Roberto Backer May, encarregado da cerimônia de consagração, explicou que "consagrar-se é comprometer-se a assumir práticas e valores de maneira explícita e perseverante, como discípulos e caminhantes. É uma entrega, um oferecer a nós mesmos para proclamar com nosso testemunho de vida que as águas de nosso batismo têm feito brotar vida abundante".

"Trata-se de uma proximidade e uma lealdade com o Senhor, manifestadas em atitudes intensa e ações constantes", afirmou.

Durante o evento, além das exposições teológicas, celebrarão Missas com os enfermos, crianças e jovens. Também se visitará a penitenciária e os hospitais de Chimbote.

Para mais informação acesse http://www.iglesiacatolica.org.pe/cep/cen/index.htm