O Secretário Geral do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Dom Aldo Giordano, afirmou que "apenas as pessoas que conhecem e vivem o cristianismo podem contribuir ao ecumenismo" pois, "o primeiro grande obstáculo" para obtê-lo "é a ignorância do cristianismo ou a superficialidade da vida cristã".

Assim o indicou Dom Giordano ao comentar a preparação na Romênia, da 3ª Assembléia Ecumênica Européia que se realizará de 4 a 9 de setembro próximo, que terá como lema "A luz de Cristo ilumina todos. Esperança de renovação da unidade na Europa".

"Um segundo passo é aquela idéia de nos voltar mais conscientes de nossa pertença eclesiástica, nossa identidade, porque as pessoas que não vivem a profundidade ou não conhecem a Igreja em profundidade ou a própria comunidade dificilmente estão em capacidade de contribuir ao diálogo com quem pertence a outras comunidades", explicou.

Para o Dom Giordano, atualmente a Europa "tem dificuldades para encontrar ideais, valores, mas escutamos por outra parte, que na Europa há uma nova grande demanda de sentido e pelo tenho, faz-se muito urgente testemunhar que existe uma luz" que se "inserida nas raízes do cristianismo". Apenas desta maneira a Europa" poderá "confrontar os grandes desafios do mundo.

O Secretário Geral do CCEE espera também que "esta assembléia seja verdadeiramente um retorno para caminho para reencontrar a luz para avançar na reconciliação entre os cristãos" e assim fazer frente aos "atuais e grandes desafios do mundo".

Para este evento se espera a participação de cerca de duas mil pessoas entre católicos, evangélicos e ortodoxos.