Diversas dioceses da América Latina e da Espanha expressaram sua solidariedade e proximidade aos bispos peruanos e iniciaram campanhas para ajudar aos mais de 80 mil danificados que deixou o devastador terremoto de quarta-feira, que afetou parte da costa peruana, sobre tudo em Ica.

"O Dia da Solidariedade 2007 nos surpreende frente ao sofrimento de tantas famílias afetadas pelo violento terremoto de quarta-feira no Peru. A Igreja chilena prepara sua contribuição", afirmou o Secretário Geral da Conferência Episcopal desse país, Dom Cristián Contreras Villarroel.

Na Argentina, o Presidente do Cáritas desse país e do Cáritas da América Latina e do Caribe, Dom Fernando M. Bargalló, também anunciou o início de campanhas de solidariedade para com os danificados.

Por sua parte, os bispos mexicanos manifestaram sua proximidade ao povo peruano e elevaram orações pelas vítimas. Estamos "seguros de que neste momento de necessidade o povo do México expressará sua proximidade, aprecio e amor para seus irmãos no Peru, com o espírito de solidariedade cristã que o caracteriza, enviando ajuda aos danificados e orando e apoiando a quem empresta auxílio nos trabalhos de resgate", afirmaram.

Outra das Cáritas que expressou seu apoio foi a da Espanha, que enviou ao Peru cem mil euros e reafirmou seu compromisso de colaborar nesta situação.

Do mesmo modo, em um comunicado, a Conferência Episcopal Peruana assinalou que esta tragédia "deve ser motivo especial de oração dirigida a Deus por todas as famílias que estão sofrendo", e indicou que "a solidariedade humana e cristã nos impulsiona a estar muito próximos a todas as pessoas afetadas por esta terrível tragédia. É momento de prova mas também de firmeza, esperança, unidade e amor".