O Arcebispo de Santiago (República Dominicana), Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio, assegurou que a realidade que golpeia a República Dominicana é a do abuso infantil, porque muitas crianças são maltratadas e exploradas.

Depois de expressar sua preocupação pela exploração de mulheres no país, o Prelado alertou do dano que estão causando as drogas no país e afirmou que são um flagelo que está afetando a sociedade dominicana sobre tudo à juventude, por isso pediu aos cidadãos unir-se para combatê-lo.

Em sua homilia desta sexta-feira o Te Deum pelo 144° aniversário da independência do país, conhecida como Gesta Restauradora, o Arcebispo destacou que, ante os males que sofre a nação, "temos restauradores que se preocupam com os males que sofre o próximo".

Também assinalou que além de "restaurar o mundo perdido" das drogas também há pessoas e instituições que trabalham na restauração de organismos e dos seres humanos e demarcou que para os cristãos o tema da Restauração significa resgatar, porque Cristo veio restaurar tudo o que estava perdido.