O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, assinalou que a nova Constituição deve "acolher todos os venezuelanos e por isso não deve ser somente fruto de um grupo, por muito que tenha em um momento determinado o poder", e chamou os católicos a promover que o texto seja "um tratado de paz" e "não uma declaração de guerra".

"Tem que esperar que o Presidente (Hugo Chávez) faça a proposta (à Assembléia Nacional), conheça e em seguida nós os bispos determinarão se fizer falta uma reunião especial", expressou o Cardeal à imprensa. Entretanto, recordou que a elaboração de uma nova Carta Magna é um tema "que concerne a vida do povo venezuelano, dos católicos da Venezuela e os direitos de todos".

"Os católicos devem participar cada um em seu setor e devem promover que haja uma Constituição que seja um tratado de paz para todos os venezuelanos e não uma declaração de guerra", assinalou.

O Presidente Chávez apresentou à Assembléia Nacional seu projeto de reforma constitucional esta quarta-feira de noite. Conforme adiantou horas antes a presidenta do legislativo, Cilia Torres, o texto inclui a reeleição presidencial "contínua", a qual poderia ser submetida a um referendum no fim do ano.