O Arcebispo de Asunción, Dom Pastor Cuquejo, pediu aos paraguaios para meditarem em seu voto para as próximas eleições gerais e escolherem suas autoridades "com claridade e lucidez".

Ao ser questionado pela imprensa sobre os ataques do Presidente saliente Nicanor Duarte para os prelados, o Arcebispo lamentou as declarações "repetitivas" do mandatário e optou por exortar aos cidadãos a "escolher melhor suas próximas autoridades, com clareza e lucidez porque dependerá apenas de nós o tipo de governo que teremos para os próximos cinco anos".

Duarte lançou duras críticas contra os bispos e pediu que assumissem estas opiniões "com sinceridade" alegando que assim como alguns sacerdotes dizem que desconfiam dos políticos também os políticos "têm o direito de desconfiar de sacerdotes e pastores".

Em recentes discursos, o mandatário se referiu ao caso de dois sacerdotes, José Antonio Rubio e Fernando Lugo. "Disse que alguém tinha extorquido (Rubio) e o outro não se comporta como tal (Lugo), cuidado. Não sanciona a ninguém se este se comportar bem", sustentou.

Com efeito, Lugo anunciou sua candidatura para as próximas eleições presidenciais e isto lhe valeu uma suspensão "a divinis".

"Apenas na idade média os sacerdotes e monges tinham o monopólio da verdade. Todos os que desafiavam eram diretamente levados a fogueira, eram queimados. Estamos no século XXI", assinalou Duarte em resposta aos bispos que questionaram seus discursos.