O Pe. José de Jesús Aguilar, encarregado da área de Rádio e Televisão da Arquidiocese do México, advertiu que a Igreja Católica não avaliza o culto que alguns mexicanos rendem à "Santa Morte" porque este "vai contra todos os princípios do catolicismo e das Santas Escrituras".

Assim o indicou ante os festejos de alguns mexicanos que celebram o dia central desta falsa devoção, um esqueleto com um vestido branco que em alguns lugares foi trocado por um rosto feminino, no dia da Assunção da Virgem Maria, em 15 de agosto.

Depois de explicar que com este falso culto o único que se faz é abrir a porta ao demônio, como ficou claramente estabelecido no recente congresso sobre exorcismo que se celebrou no estado do México, o Pe. Aguilar afirmou que "adorar a morte é idolatria, mas sobre tudo que muitas pessoas o fazem por ignorância".

Quem rende culto a esta imagem são principalmente narcotraficantes, delinqüentes, ex-sentenciados e seqüestradores, que "pedem para interceder" pelo êxito de seus delitos.

Alguns deles pediram seu reconhecimento à Secretaria do Governo. A respeito, o presbítero indicou que embora haja liberdade de culto no México, a Secretaria do Governo "deve recalcar a diferença entre o que seria a fé e o que seria outro tipo de lábia, porque nesse ponto está o delicado".

Há pessoas que em um momento renderam culto à "Santa Morte" mas se deram conta de que "detrás deste culto há algo oculto" o que permitiu que "voltem a procurar o conselho da Igreja Católica", concluiu o Pe. Aguilar.