A cadeia britânica BBC reconheceu que a Europa atravessa um inverno demográfico. Em uma recente transmissão, a rede de televisão indicou que os "níveis populacionais em distintas partes do mundo desenvolvido estão declinando, mas isso é particularmente mais notório nos países ocidentais", especialmente na Europa.

Por exemplo, explica a noticia, "em 1974, 100 mil bebês nasceram em Eslováquia, aonde agora dificilmente chegam a 50 mil por ano", menos da metade da média desse então.

A respeito, o Secretário Internacional do Congresso Mundial das Famílias, Allan C. Carlson, disse que "das dez nações com as taxas de nascimentos mais baixas do mundo, nove são européias. De acordo à União Européia, a média do Continente chega a 1,37 crianças por mulher".

Com estes dados e esta informação, os meios como a BBC, explica Carlson, "estão começando a dar-se conta da grave crise pela qual o Congresso Mundial das Famílias falou por anos".

"Menos crianças e uma população que envelhece gerarão uma crise que os europeus logo estão começando a observar", adverte Carlso, e precisa que entre os efeitos desta se pode mencionar "poucos postos de trabalho, derrota nos impostos e cada vez menos adultos que terão que encarregar-se de cada vez mais e mais pessoas idosas".