A Arquidiocese de Burgos realizará neste domingo a campanha "Pró-templos" pela que espera obter dentre seus paroquianos 400 mil euros que serão destinados este ano ao projeto de restauração dos templos da província.

O projeto é uma obra compartilhada com o Conselho e a Assembléia Legislativa, em que a diocese contribui anualmente este montante de dinheiro para a realização de atuações urgentes de conservação das Igrejas.

Durante os últimos dez anos, o convênio permitiu o investimento de 10 milhões de euros para as obras de restauração de 400 templos em Burgos. Na província existem 1.200 Igrejas, além de ermitas e outros lugares sagrados.

Na apresentação da campanha, o Arcebispo de Burgos, Dom Franciso Gil Hellín, assinalou que o dinheiro arrecadado se destinará ao financiamento do chamado convênio através do que se realizam atuações, sobre tudo, em pequenos municípios.

O Prelado indicou que a arquidiocese não só se centrará naqueles templos onde se celebra o culto mas sim também empreenderá ações de restauração em todos dado que são de um alto valor "religioso, cultural e patrimonial" e constituem um "símbolo" para muitos povos e seus vizinhos.