Em um telegrama assinado pessoalmente, o Papa Bento XVI expressou seu profundo pesar pela partida à Casa do Pai do Cardeal Jean Marie Lustiger, Arcebispo Emérito de Paris, a quem descreveu como um homem de fé e diálogo.

Na mensagem enviada a Dom André Vingt-Trois, Arcebispo de Paris, o Pontífice expressa "minha profunda união em oração com a Arquidiocese de Paris, com os familiares do defunto e com todos aqueles afetados pelo desaparecimento desta grande figura da Igreja na França".

O Santo Padre confia "à misericórdia de Deus ao querido Cardeal Lustiger, que consagrou generosamente sua vida a serviço do povo de Deus na Diocese de Orléans e na Arquidiocese de Paris".

"Dou graças ao Senhor por seu ministério episcopal, tendo presente a lembrança deste Pastor apaixonado pela busca de Deus e pelo anúncio do Evangelho ao mundo", assinala o telegrama pontifício; e adiciona que "durante seu ministério com os estudantes,  expressou sua preocupação pelos jovens. Nas comunidades que lhe foram confiadas, contribuiu para desenvolver o compromisso missionário dos fiéis e se dedicou especialmente a renovar a formação dos sacerdotes e dos laicos".

Bento XVI o assinalou também como "homem de fé e de diálogo" que "se dedicou generosamente a promover relações cada vez mais fraternas entre cristãos e judeus".

Além disso, como "intelectual visionário, soube pôr seus dons a serviço da fé, para fazer presente o Evangelho em todos os âmbitos da vida e da sociedade".

O Pontífice concluiu ministrando a bênção apostólica a todos os fiéis da Arquidiocese, e a quem participará das exéquias.