Em uma mensagem por ocasião do 20° aniversário do Primeiro Encontro de Oração dos Líderes Religiosos no Monte Hiei, Japão, o Papa Bento XVI recorda que "a paz é, por sua vez, um dom de Deus e uma obrigação de cada indivíduo" e enfatiza que a razão da paz supera a irracionalidade da violência.

Assim o assinala o Santo Padre em uma mensagem dirigida ao líder do budismo Tendai, Kahjun Handa, por ocasião do encontro que acontece nos primeiros dias de agosto em lembrança do aniversário do bombardeio atômico sobre Hiroshima.

Os budistas japoneses desta corrente querem assim "manter vivo o espírito da Jornada de Oração pela Paz" celebrada em Assis por João Paulo II em 27 de outubro de 1986.

"Da perspectiva sobrenatural entendemos que a paz é, por sua vez, um dom de Deus e uma obrigação de cada indivíduo", assegura o Pontífice na mensagem datada de 23 de junho e que o Escritório de Imprensa da Santa Sé publicou hoje.

"Com efeito –continua o Santo Padre–, o pranto do mundo pela paz, protagonizado pelas famílias e comunidades no mundo inteiro, é ao mesmo tempo uma oração a Deus e um chamado a cada irmão e irmã de nossa família humana".

Mais adiante, o Papa assegura aos líderes religiosos reunidos no Monte Hiei –entre os quais se encontram o Cardeal Paul Poupard e Dom Félix Machado, Presidente e Subsecretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, respectivamente– sua "proximidade espiritual".

"Que suas orações e cooperação sejam preenchidas com a paz de Deus e fortaleçam sua resolução de dar testemunho da razão da paz que supera a irracionalidade da violência!", conclui o Pontífice.