O Arcebispo ortodoxo russo Anastazy, de eparquía (diocese) de Kazan e Tatarstán, agradeceu em nome de sua comunidade eclesiástica à associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), pela "ajuda desinteressada" que disposta à Igreja ortodoxa desta região da queda do comunismo.

Durante a visita realizada a Kazan, a capital da República de Tatarstán, a 750 quilômetros ao leste de Moscou, o especialista na Rússia da AIN, Peter Humeniuk, o prelado ortodoxo felicitou a AIN por seu 60º aniversário de fundação. Desejo a todos os colaboradores da associação "a ajuda de Deus em seu nobre serviço à verdade de Cristo", disse o Arcebispo.

Conforme assinalou, AIN os "estendeu uma mão amiga em tempos difíceis", quando o seminário de Kazan "ainda se encontrava em uma situação realmente deplorável". Graças à "inestimável ajuda" da AIN, este se converteu em uma "vigorosa escola espiritual" provida de uma equipe docente extraordinária e uma boa equipe técnica, declarou.

Junto com Humeniuk, o Arcebispo Anastazy visitou o famoso ícone de Nossa Senhora de Kazan, que em tempos do regime comunista permaneceu no Vaticano e que o Papa João Paulo II restituiu em agosto de 2004 à Igreja ortodoxa na Rússia.

Anastazy ressaltou que o fato de que o último Pontífice o restituíra tem feito que este ícone revista para muitos de uma importância ainda maior, pois, não poucos que vão venerá-lo expressamente por este motivo.

Tatarstán é uma república autônoma da Rússia centro-oriental européia. Tem 60% de sua população muçulmana, enquanto que cinco por cento é cristã.