O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, lançou a campanha de arrecadação de fundos para a restauração da igreja de Santo Ignácio de Loyola, monumento histórico argentino e o primeiro templo da capital, durante uma Missa celebrada pelas festas desta paróquia,

A obra, que se espera concluir em 2010 como parte da celebração do 300º aniversário da fundação do templo, construída pelos jesuítas em 1675 e inaugurada oficialmente em 1722, consta de um plano integral de recuperação e posta em valor do templo, que inclui sua reabilitação e consolidação, "respeitando seu significado religioso, histórico, artístico e cultural", explica a nota informativa.

O projeto, avaliado em mais de dois milhões de dólares, realizar-se-á em forma conjunta entre a Direção Nacional de Arquitetura e a Igreja em Buenos Aires, que busca arrecadar com a campanha mais de 600 mil dólares.

Logo depois da Missa o pároco de Santo Ignácio, Pe. Francisco Baigorri, quem pediu a ajuda de todos e a difusão da campanha, afirmou que durante a Missa se pôde arrecadar cerca de quatro mil dólares e assinalou que "estamos agradecidos pela resposta" dos fiéis.

"A paróquia realiza uma importante tarefa pastoral e social em um bairro empobrecido" sustentou o presbítero e adicionou que é "importante tomar consciência que o patrimônio é responsabilidade de todos".

Atualmente se trabalha no altar maior, construído no século XVII, e o órgão. Para este mês se prevê começar com a sacristia e contra-sacristia, que se converterá em um museu jesuíta

Para mais informação pode acessar: www.sanignaciodeloyola.org.ar ou escrever a iglesiasanignacio@ciudad.com.ar