A fiscal especial do patrimônio cultural de Honduras, Jani Del Cid, anunciou que se devolverá à Igreja nesse país 600 objetos de arte sacra que em 13 anos foram roubados de diversos templos do território desta nação centro-americana.

"Trata-se de peças de um valor histórico incalculável que recuperamos logo que foram subtraídas nas igrejas de Honduras", informou em conferência de imprensa Cid quem também afirmou que "esses objetos estão em poder da promotoria e do Instituto de Antropologia e História e consistem em esculturas, pinturas, cálice, incensários e candelabros usados em ritos católicos".

Do mesmo modo, a promotora Informou que "apenas uma pintura a óleo era vendida na Internet por 50 mil dólares, o que significa que seu valor religioso é incalculável" e que logo se reunirão "com os líderes da Igreja católica para entregar estes objetos e eles decidirão seu destino ou se os reintegrarem aos templos onde foram roubados desde 1994".

Cid não disse se a promotoria mantém presos os ladrões das peças religiosas e explicou que as investigações oficiais estabelecem que as relíquias foram subtraídas para serem vendidas no exterior a colecionadores privados.