O Presidente da Conferência do Episcopado Dominicano, Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio, afirmou que a maioria de dominicanos são honestos e por isso os chamou a salvar o país da corrupção que, da queda da ditadura do Rafael Leonidas Trujillo, foi-se desenvolvendo em outros grupos de poder e a sociedade.

"Nós tivemos uma evolução muito triste. Desde que a corrupção estava somente no ditador e seu entorno, foi desenvolvendo outros grupos de poder e penosamente foi impregnando grupos da sociedade dominicana", assinalou o Prelado.

Segundo um meio local, o Arcebispo advertiu que uma amostra de quanto impregnou este flagelo é a frase "você está no governo, aproveite, esta é sua hora". Entretanto, exortou para não perder a fé em que a honestidade é o que vale, porque mais cedo ou mais tarde, a corrupção sempre termina mal.

Nesse sentido, recordou o papel fundamental da escola na formação de pessoas honestas e indicou que a Igreja também está contribuindo ao formar mulheres e homens comprometidos com os valores cristãos para que os apliquem quando acessarem a direção do país e possam resistir os embates da corrupção.