O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, chamou os paroquianos a imitar São Juan Diego, "modelo de laico que todos devemos seguir" convertido em símbolo de unidade de dois povos que pareciam irreconciliáveis entre si "com culturas distintas e religiões diversas".

"Juan Diego é símbolo dessa unidade. Ali descobrimos os mistérios do Reino, esse mistério de Deus que é Único na grande diversidade; e não pode conceber-se maior diversidade que a que se dava nesse momento: entre um povo oprimido e um povo vencedor", afirmou o Cardeal na Missa celebrada na Basílica de Guadalupe, comemorando o 5º aniversário da canonização do vidente de Guadalupe.

Do mesmo modo, o Cardeal assinalou que o jovem indígena mexicano representa à Igreja "que vai nascendo em nosso continente, essa Igreja que se edifica não somente com a palavra, mas sim em torno do bispo, porque onde não há bispo não pode haver Igreja".

O Cardeal Rivera recordou que Juan Diego "foi um índio humilde e singelo que continuamente se alimentava dos sacramentos da Igreja e se glorificava do batismo que tinha recebido de parte dos frades". Entretanto, advertiu que não só viveu da oração, "mas sim vai mudando sua vida" e deixa sua terra e família para levar o Evangelho a seus irmãos mexicanos.

"Elogiamos e glorificamos a Deus nosso Pai porque quis escolher o índio humilde e singelo", expressou o Cardeal, e destacou estas qualidades do santo porque Deus prefere aos que se fazem humildes, os que se rebaixam.

Finalmente, o Arcebispo do México chamou a ter fé para superar as situações adversas, pois "quando parece que já não há esperança, aparece um novo sol no seio de Santa Maria de Guadalupe, e por isso de seu corpo saem esses raios, porque aí está o verdadeiro sol de justiça: Cristo Jesus".

O Cardeal esteve acompanhado pelo Reitor da Basílica de Guadalupe, Pe. Diego Monroy, entre outras autoridades eclesiásticas. Do mesmo modo, assistiram centenas de indígenas, em cujas línguas foram lidos os textos bíblicos.