O Papa Bento XVI expressou hoje compartilhar a "explosão popular de alegria" de todo o povo do Iraque que celebra a histórica consagração de sua seleção de futebol como campeão da Copa da Ásia.

"Como tantas vezes chorei pelos iraquianos, nesta circunstância me alegro com eles", disse o Santo Padre ao final da Audiência Geral desta quarta-feira no Salão Paulo VI do Vaticano.

Ante mais de cinco mil fiéis, o Pontífice se referiu à "boa notícia" da vitória esportiva iraquiana que "gerou uma explosão popular de alegria em todo o país" qualificando de "acontecimento histórico" para o Iraque, pois é a primeira vez que se converte em campeão do futebol asiático.

"Estou felizmente impressionado pelo entusiasmo que contagiou todos os habitantes (do Iraque), que se concentraram nas ruas para festejar o evento", disse o Papa.

Esta experiência, adicionou, "revela o desejo de um povo de ter uma vida normal e serena". "Auspício que o evento possa contribuir para realizar no Iraque, com a contribuição de todos, um futuro de autêntica paz em liberdade e o respeito recíproco. Felicitações!", exclamou.