Os membros da primeira Congregação do Oratório de São Felipe Neri na Argentina celebrarão neste 6 de agosto uma Missa na Catedral de Mercedes-Luján, onde se lerá e entregará o Rescripto da Sé Apostólica, com o qual se aprovou sua presença no país.

A cerimônia será presidida pelo Núncio Apostólico na Argentina, Dom Adriano Bernardini; e concelebrada pelo Arcebispo de Mercedes-Luján, Dom Rubén Di Monte; o Arcebispo de Asunción (Paraguai), Dom Pastor Cuquejo, entre outros prelados e sacerdotes amealhados ao Oratório e ao semanário Cristo Hoje, publicação da Congregação.

Do mesmo modo, assistirá o Procurador Geral da Confederação do Oratório, Pe. Eduardo Cerrato; o Delegado da Sé Apostólica para o Oratório, Pe. Felix Selden e o Pe. Mario Avilés.

A Congregação do Oratório se iniciou em 1564 sob inspiração de São Felipe Neri e foi canonicamente ereta pelo Papa Gregório XIII em 1575. Seus membros têm "a caridade como primeiro e sumo empenho, a oração comum e a vida sacramental como alimento constante, o exercício do ministério como ato de amor a Cristo e à Igreja".

Atualmente suas casas canonicamente eretas são 78, em países da Europa, América e África. Na América estão presentes no Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Costa Rica, Chile, Brasil e Argentina.

A Congregação do Oratório presente na Argentina também realiza seu apostolado através de diversas publicações, como o semanário Cristo Hoje (entregue na Argentina e Paraguai), o Calendário dia x dia, a Hora da Misericórdia, a distribuição do L’Osservatore Romano; assim como a produção de programas de rádio e televisão.